Ingredientes
- 1 xícara (chá) de quinoa em grãos
- 1 tomate médio picado em cubos sem pele e sem sementes
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho grande picado
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- Suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo
- Leve ao fogo médio uma panela pequena a quinoa com 2 xícaras (chá) de água filtrada. Deixe cozinhar por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até que a água seque.
- Coloque a quinoa em uma tigela e deixe esfriar.
- Misture todos os ingredientes restantes a quinoa, mexa bem e leve a geladeira.
- Minutos antes de servir tire o tabule da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente. Pode ser servido com pão sírio e coalhada seca.
As sementes de quinoa são cobertas por uma camada de saponina, uma resina amarga que, ao entrar em contato com a água, fica feito sabão, por isso recomenda-se lavá-las sob água corrente, esfregando-as com a mão, até que tenha sido eliminado qualquer traço da substância. Uma boa maneira de se testar é provando uma semente crua; se ainda se sentir um gosto amargo, é porque a resina continua presente. A quinoa estará pronta para ser utilizada quando a água não apresentar aspecto uniforme.
A Quinoa, ou Quinoa Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia, com alto poder nutritivo, possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades presentes de: vitaminas (B1, B2, B3, C e E),minerais (magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês).Contém fibras que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Não tem o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com alergia ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.