A Alfarroba é isenta de substâncias alergênicas e ou neuro estimulantes como a cafeína e teobromina, presentes no chocolate feito com cacau. Contem fibras solúveis (pectina) e insolúveis (celulose) importantes para a redução do colesterol, da glicemia e para a flora intestinal, pois contém 16% menos gordura do que o cacau.
A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A sua vagem comestível, é semelhante a do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, da semente é extraída goma, formada por carboidratos complexos, utilizada na indústria alimentícia. O pó ou a farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é um substituto para o cacau, e muito utilizado por pessoas que tem alergia ao cacau, mas atenção o produto industrializado da alfarroba também tem calorias e deve ser consumido conforme a individualidade bioquímica de cada um. Ela substitui o chocolate, pois contém aspectos e paladar semelhante ao do cacau. Além disso, a alfarroba não contém glúten e possui um bom potencial antioxidante contribuindo para a inativação dos radicais livres e para a prevenção de doenças crônico-degenerativas.
A Alfarroba é mais uma opção de alimento rica em vitaminas para compor um planejamento alimentar equilibrado para a prevenção do diabetes, câncer, cardiopatias. Um estudo na Espanha constatou que a alfarroba possui uma enorme quantidade de antioxidante superior ao do vinho tinto.
Contém vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. Também é de grande importância para o funcionamento eficaz do sistema imunológico, pois fornece vitamina B1 importante para o sistema nervoso, B2 é muito importante para a pele, metabolismo das enzimas, olhos, células nervosas, Niacina que contribui para a relação do bom e mau colesterol e para os triglicerídeos, Cálcio para a saúde dos ossos, Ferro para a prevenção de anemias, Magnésio importante para a saúde dos ossos e prevenção de câimbras, TPM e outros.
Em geral os produtos da Alfarroba pode ser consumidos nos intervalos das refeições 1 vez ao dia ou utilizados em receitas de bolos e doces em geral. tem 25 gr alfarroba contém cerca de 116 calorias, e25 gde chocolate ao leite contem entre 135 calorias 145 conforme o fabricante. Não contem glúten sódio e nem lactose em sua composição original.
Em 100gramas de alfarroba em pó:
Quantidade (g) |
Energia (Kcal) |
Proteína(g) |
Carboidrato(g) |
Lipídios(g) |
Fibras(g) |
Sódio(mg) |
100 |
380 |
0 |
89 |
2,6 |
6 |
0 |
Enriquecendo a alimentação
Podemos adicionar ao prato nosso de cada dia alimentos ricos em nutrientes trocando ou incluindo outros ingredientes que não pesam tanto no bolso e ficam saborosos. O tradicional arroz branco que a maioria das pessoas não abre mão pode ser transformado em um alimento saudável em fibras e fitoquímicos. Inclua vegetais ao arroz como cenoura, brócolis, cogumelo. Além disso podemos incluir ervas e especiarias como orégano, ervas finas, cúrcuma, açafrão brasileiro ou curry.
Já existe hoje no mercado vários tipos de arroz integral e com multigrãos que devem ser introduzidos no cardápio por serem fonte de fibras ( redução de colesterol e controle da glicemia) riquíssimos em vitaminas do complexo B, importante para produção de neurotransmissores que geram saciedade, para a pele, cabelo e para concentração e saúde intestinal. Preferir sempre o molho de tomate no lugar do molho branco. O molho de tomate contém uma ótima quantidade de Licopeno, um carotenóide importante para a realização de diversas reações bioquímicas. Sempre optar por proteínas sem gordura aparente preparadas sem adição gordura . (grelhadas, cozidas e assadas) ingerir mais peixe do que outros tipos de proteínas. A tradicional lasanha pode ser feita com berinjela no lugar da massa, basta cortá-la no sentido do comprimento aferventa-la rapidamente e montar a lasanha com as fatias de berinjela no lugar da massa feita com trigo. O queijo amarelo presente e muitas receitas pode ser trocado pela ricota, cottage , ou queijo branco. Suflê, sanduíches, molhos para massa…
O pão feito com farinha refinada deve ser trocado por pão integral feito com farinha 100% integral. (deve estar escrito na embalagem) a farinha integral retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade além de inundar o seu organismo com nutrientes importantes a saúde. Durante o refinamento do grão de trigo, todos os nutrientes e vitaminas, são retirados junto com a casca do grão de trigo.
No café da manha uma bela vitamina protéica com leite de soja ou isolado protéico, batidos com frutas e cereais integrais. No lugar do tradicional café com leite e pão com manteiga
Comer sempre de 3 em 3 horas, nos lanches intermediários preferir frutas ou frutas secas ou nozes e castanhas no lugar dos biscoitos cheios de gordura hidrogenada e açúcar embutidos.
Substituir refrigerantes por sucos de fruta natural e pela AGUA PURA! A água é fundamental para que todas as reações bioquímicas do organismo aconteçam plenamente. Percebemos no consultório que as pessoas cada vez mais trocam a água pura por bebidas gaseificadas e por sucos industrializados e em sua maioria bebem menos de1 litrode líquidos ao dia .
As trocas inteligentes de alimentos refinados e industrializados por alimentos naturais integrais e ou a inclusão de hortaliças em preparações comuns refletirão positivamente na energia para o trabalho, estudo, exercícios físicos, na concentração, no transito intestinal, digestão, pele, cabelo, sono, imunidade, e na diminuição da gordura corporal
A alimentação rica em alimentos de verdade, e por este motivo muito mais saudável deve ser praticada por todos e em todas as idades, pois já esta mais do que comprovado pela literatura científica os benefícios diretos na qualidade de vida das pessoas, em função da influência no bem estar físico e mental e na prevenção de doenças crônicas e degenerativas e no tratamento de pessoas já doentes.