Cinco boas razões para começar seu projeto verão, já! GNT

Foto luciana

Luciana Harfenist

Nutricionista

Se você não quer que seu ‘projeto verão’ vire ‘projeto outono’, é a hora!

Projeto vero: cinco razes para comear, j (Foto: Getty Images)

 

Por Renata Pinheiro

Se você está esperando o verão para iniciar ou recomeçar a dieta e a malhação, é bom lembrar: a estação só tem quatro meses e, quando passa esse tempo, já é outono. Ou seja, seu ‘projeto verão’, no mínimo, vai virar ‘projeto outono’.

Daqui até o dia 21 de dezembro, são cinco meses para começar o verão em boa forma. Esta é uma ótima razão, mas não é a única. Especialistas apontam bons motivos para você dar início ao processo, desde já, em pleno inverno. Portanto, fuja da preguiça e não se descuide! Veja só:

  • Época propícia para criar rotina de exercícios

“O verão sobrecarrega. A probabilidade de você conseguir criar um hábito de exercício no inverno é muito maior, apesar do frio. É um bom momento para aumentar sua série, também. Foca no seu objetivo de verão (ganhar musculatura, emagrecer, enrijecer) e comece a estabelecer sua rotina no inverno. Quando chegar naquela estação, já estará adaptado”, ensina a nutricionista funcional e esportiva Luciana Harfenist.

Preguiça de malhar no inverno? Veja algumas atividades para adotar na estação

  • Exercício substitui fondue e chocolate quente

Quanto mais você se exercitar, mais endorfina você vai produzir. E quanto mais endorfina você produz, menos compulsão por doces, muito comum no inverno, você tem, porque o exercício será como uma barrinha de chocolate. É o mesmo efeito que o doce causa: produz endorfina.

Como todas sabemos, é no inverno que a gente se joga no chocolate quente, naquele foundue e outras gordices da estação. “O exercício vai equilibrar isso”, avisa Harfenist.

Confira cinco dicas de beleza para entrar na estação com tudo em cima

  • Maior gasto calórico no inverno

“Aproveite as baixas temperaturas para aumentar seu gasto calórico: no frio você pode aumentar em até 30% o seu gasto calórico, o que torna o período excelente para eliminar as gorduras. Com as baixas temperaturas seu corpo gasta mais energia para se manter aquecido, isso acelera o metabolismo favorecendo a eliminação das indesejáveis gordurinhas”, ensina a professora de educação física da Academia Contours, Fabianna Queiroz.

  • Rendimento extra

No frio, o nosso corpo demora mais para entrar em exaustão, isso favorece para você melhorar sua performance nos treinos e obter melhores resultados“, diz sugere Fabianna Queiroz. Você se exercita por mais tempo e se cansa menos.

  • Imunidade reforçada

Estar em forma também significa estar com saúde. E se você não se cuidar no inverno, época do ano em que várias doenças nos acometem, como gripe e crises alérgicas, qualquer projeto vai por água abaixo. A atividade física melhora o metabolismo e manter a prática de exercícios vai fazer a manutenção da sua imunidade para que você chegue no verão inteira e pronta para curtir a estação.

“Manter-se na academia vai te ajudar a evitar aquelas gripes e resfriados típicos do inverno, já que a atividade física regular melhora o metabolismo”, argumenta a professora de educação física.

Mande a sua dúvida

Dúvida Single Post