Por Renata Pinheiro site GNT
Famosa nos Estados Unidos (lá, conhecida como ‘kale’), consumida na Alemanha (onde é chamada de ‘grünkohl’) e com adeptos na Itália (onde foi batizada de ‘cavolo nero’), a couve-de-folhas começa a ganhar espaço no Brasil, especialmente na mesa de quem vive brigando com a balança. É ela a nova e poderosa aliada de quem quer perder peso. “Em termos genéticos, é bem próxima da couve silvestre, que deu origem a todas as outras variedades conhecidas”, explica a nutricionista Thaianna Velasco. O gosto amargo pode não agradar a todos. Mas se você é adepta das dietas detox, vai valer à pena acostumar o paladar ao seu sabor. “O detox é um processo onde você prepara substâncias para serem eliminadas do organismo. Tem que ser detoxificado para ser eliminado. A couve-de-folhas é rica em isocianatos, que estimulam as enzimas, especialmente na chamada fase 2, justamente onde as substâncias são transformadas em hidrossolúveis e, assim, eliminadas com mais facilidade”, justifica Luciana Harfenist, nutricionista.Benefícios estão associados à saúdeRica em fibras, a nova vedete das dietas também faz parte do grupo de alimentos prebióticos, grandes responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. “Os alimentos desse grupo servem de comida para as ‘bactérias do bem'”, explica Luciana.
“A couve-de-folhas vem ganhando grande atenção no Brasil graças a sua promoção na área da saúde, porconter fitoquímicos, ferro, cálcio, vitamina C e vitamina A. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento”, diz Thaianna.
“Os cânceres são causados muito pela incapacidade de eliminar substancias tóxicas. Com o poder detoxificante da couve-de-folhas, a probabilidade diminui bastante“, conclui Luciana Harfenist.
Ainda não é tarefa das mais fáceis encontrar esta preciosa aliada da saúde e da beleza aqui no Brasil. Mas algumas casas de alimentos orgânicos, sabendo do potencial da couve-de-folhas, já possuem a hortaliça nas prateleiras. E, ao encontrar a sua, pode investir em pratos como caldo verde, refogada, crua em saladas, enroladas tipo charutinhos, ou junto com a feijoada.
Receita de suco verde Detox: com Couve de Folhas e hortelã
Suco verde com couve e hortelã |
Ingredientes
(Rendimento: 2 copos)
2 folhas médias de couve de folhas
1 maçã orgânica pequena
200 ml de coco verde
10 folhas de hortelã orgânica
Lave a couve, a maçã e o hortelã, e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até triturar bem. Sirva sem coar.