Sempre que cozinhamos um vegetal e congelamos acontecem as perdas nutricionais. Mas para reduzir essas perdas, existe uma técnica chamada de branqueamento. Essa técnica é uma etapa essencial para a manutenção da qualidade dos vegetais antes do congelamento e para o pré-preparo. O branqueamento inativa a ação enzimática que afeta a qualidade dos vegetais durante e/ou após seu preparo, reduz a quantidade de micro-organismos da superfície e mantém o vegetal mais firme e mais nutritivo. O processo é realizado através da imersão do vegetal em água (85 a 100°C) ou vapor d’água por 1 a 10 minutos, conforme o grau de dureza de cada alimento. Fases da preparação: Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela adiante. A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água). Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria e em seguida mergulho-los em água com gelo. Secar bem, embalar e etiquetar.
Atenção: Os vegetais a congelar devem ser frescos e bem lavados, retirando-se as partes danificadas, permanecendo ao refrigerados até a hora da preparação.
#dicasluharfenist #lucianaharfenist #dicadanutri #nutricaofuncional#vidasaudavel #saude #congeladosdanutri #viverbem #detox #atividadefisica #estetica #bemestar #alimentacaosaudavel #semgluten #nutricaoesportiva #lifestyle #cozinhafit #healthyfood